HORÁRIO FUNCIONAMENTO:
SEG-SEX: 08 - 18 Hrs
SAB: 08 - 12 Hrs
TELEFONE:
(16) 3969-6758

Escapamento - Pneu Mais

Desprezado por muitos motoristas, que só lembram dele no caso de uma quebra, o escapamento é um dos itens mais importantes para o bom funcionamento do motor.

Qualquer problema interfere diretamente no desempenho e, principalmente, no consumo do carro.

O sistema de escapamento de veículos é projetados para reduzir a poluição, diminuir ruído, otimizar a potência do motor e reduzir o consumo de combustível. A manutenção do sistema de escape deve ser realizada sempre que você perceber alteração no nível de ruído do veículo. E a sua vida útil dura cerca de dois anos.

As principais causas de desgastes no escapamento são:
– Combustíveis de má qualidade;
– Impactos em objetos;
– Mal funcionamento do motor.

Os riscos de um escapamento em mal estado são:
– Multa por ultrapassar os limites de ruídos;
– Penetração de gases no interior do veículo;
– Acidentes causados por perda de um dos componentes.

Além disso, o sistema de escapamento também mostra como anda a “saúde” do motor, pelo tipo de fumaça que expele.

Por isso observe a cor do gás (fumaça) do escapamento. Ela pode sair branca, azulada ou preta. Se for branca, tudo bem, mas for azulada ou preta pode indicar problemas.

Fumaça azul pode ser excesso de óleo na câmara de combustão, gerado por óleo demais no cárter ou pelos anéis dos pistões desgastados que dão passagem ao óleo para a câmara de combustão. Fumaça preta pode indicar que o motor está queimando mais combustível do que deveria.

Em qualquer uma destas situações, leve o carro para uma oficina. Pois não há sistema de escapamento que dê jeito nessa fumaça.