Quais são os componentes mais importantes do sistema de freios?
Composto por elementos de fricção e de sistema hidráulico, o sistema de freios é um item de segurança do veículo e sua manutenção deve ser feita por especialistas. Os componentes de fricção são todos aqueles que agem empregando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos têm função de potencializar as forças das peças que entram em atrito ou são utilizadas para acionar determinadas peças que farão o freio funcionar.
As peças de fricção são:
Disco de freio: Podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.
Tambor de freio: São utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.
Pastilha de freio: São utilizadas em conjunto com os discos
Lonas de freio: São utilizadas com os tambores de freio
As peças que formam o sistema hidráulico são:
Cilindro mestre: Direciona o fluido de freio em cada roda.
Servo Freio: A função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio, que por sua vez acionará todo o sistema.
Cilindro de roda: É um componente que aciona o freio traseiro quando utilizar o sistema com tambores.
Pinça de freio: É a peça onde se encaixam as pastilhas e através de pressão hidráulica em seus êmbolos, pressiona as pastilhas de encontro com o disco.
Quais os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios?
São vários os sintomas que podem ser sentidos no veículo. Listamos abaixo os mais comuns.
Chiado quando se freia;
Necessidade de completar o reservatório de fluido de freio constantemente;
O carro puxa para algum lado quando o freio é acionado;
O pedal de freio pulsa quando acionado;
O pedal de freio cede (abaixa) quando é mantido acionado;
A luz do painel se acende;
Os freios não têm potência;
Quais são os perigos do desgaste excessivo dos freios?
Maior fadiga do condutor e aumento do tempo de reação;
Menor estabilidade em curvas;
A aquaplanagem acontece a uma velocidade 10% menor que o normal;
O sistema de freios ABS não funciona adequadamente sem as rodas tocarem o solo;
Maior distância de frenagem;
Aumenta a possibilidade de derrapagem em solo molhado;
Acentua o desgaste de outros elementos mecânicos;