HORÁRIO FUNCIONAMENTO:
SEG-SEX: 08 - 18 Hrs
SAB: 08 - 12 Hrs
TELEFONE:
(16) 3969-6758

Amortecedores e Suspensão em Geral - Pneu Mais

Amortecedores e Suspensão em Geral

O sistema de suspensão do veículo é o responsável por garantir o contato entre as rodas e o solo de forma segura e confortável. Os amortecedores são os componentes que proporcionam segurança e conforto aos passageiros durante a condução, além de proporcionar estabilidade ao veículo.

É também função dos amortecedores manter a estabilidade em buracos, curvas e valetas, impedindo movimentos perigosos e evitando que o carro saia da estrada.

O sistema de amortecimento é fundamental para a travagem. Quando malconservado, fazem com que o carro necessite de uma maior distância para frenagem, causando maior desgaste nos pneus.

Desgaste dos amortecedores

O desgaste dos amortecedores se produz de modo lento e progressivo, por isso é importante realizar a manutenção periódica preventiva. Os desgastes excessivos dos amortecedores podem causar:

  1. Aumento do tempo de reação do condutor.
  2. Vibração nos faróis dianteiros, que acabam não iluminando uniformemente, o que pode ofuscar os condutores que circulem em direção contrária.
  3. Maior desgaste dos pneus, aumentando a insegurança.
    Aumento na distância de frenagem de emergência e a probabilidade de acidente.
  4. Maior risco de aquaplanagem.
  5. Redução na estabilidade do veículo nas curvas ou em rajadas de vento cruzado.

Conselhos de manutenção

Procure sinais de fuga de gás ou de óleo no amortecedor e também comportamentos anômalos nas molas.

É recomendável mudar os amortecedores sempre aos pares, revê-los depois de cada 20.000 km ou substituí-los depois dos 50.000 km rodados, aproximadamente.

Posted ByadminuserOnabril 4,2018

adminuser